Balão Vermelho - inauguração dia 13 de maio de 1962


O Balão Vermelho foi uma loja emblemática da cidade do Funchal, criada na primeira metade de 1962 pelos empresários madeirenses Irene Camacho e Alexandre Camacho. 
Além de ser a loja mais central da capital da ilha da Madeira, na Rua do Aljube, n.º 5, mesmo ao lado na centenária Sé do Funchal, teve o condão de fazer a diferença e ser uma referência. 
A diplomacia do marido, a inovação, empreendedorismo - palavra ainda não usada naquele início da década de 60 -, criatividade, determinação e vontade de oferecer produtos diferentes por parte de Irene eram os ingredientes da diferença. 
Ao longo dos anos, o Balão Vermelho foi aprimorando o portfolio do que disponibilizava nas estantes e armários, importando ideias que conhecia no estrangeiro nas feiras e lojas que o casal frequentava assiduamente por essa Europa fora.
Além de vender marcas de referência, o olho clínico de Irene Camacho captava as modas que transponha para o seu livro de notas. Depois, a sua equipa de aprimoradas costureiras concretizavam as ideias que a loja posteriormente vendia com grande vantagem competitiva pela novidade que trazia à Madeira muito fechada de então.

Esses foram fatores determinantes para que o número de clientes aumentasse continuamente e, não menos importante, para manter os que que lá iam com frequência, fator que atesta bem a qualidade e a diferença da oferta. 

Comentários